Translate

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Mas o que cooperação e competição?

De acordo com a definicao do sitio Infopedia, cooperação é o ato de colaborar para a realização de um projeto comum ou para o desenvolvimento de um campo do conhecimento; ato de unir esforços para a resolucao de um assunto ou problema, facilitando o acesso aos meios praticos para o conseguir.

Ja competição, em definicao no mesmo dicionário, é a interação de indivíduos da mesma espécie ou espécie diferentes (humana, animal ou vegetal) que disputam alguma coisa. Esta disputa pode ser pelo alimento, pelo território, pela luminosidade, pelo emprego, pela fêmea, pelo macho, etc. Logo, a competição pode ser entre a mesma espécie (intra-específica) ou de espécie diferente (interespecífica). Em ambos os casos, esse tipo de interação favorece um processo seletivo que culmina, geralmente, com a preservação das formas de vida mais bem adaptadas ao meio ambiente, e com a extinção de indivíduos com baixo poder adaptativo.

A vivência em sociedade faz com que saibamos que cooperar é ajudar mutuamente, crescer junto, agregar conhecimento, compartilhar aprendizados. Já competição é o ato que buscar ser e estar mais, é ambição (sadia ou não), é um grande motivo de disputa, é galgar sempre o primeiro lugar.

Não queremos aqui definir qual é o melhor, pois partimos do pressuposto que os dois são complementares quando trabalhamos harmoniosamente, e são igualmente necessários para a sobrevivência no mercado.

Ou seja, é necessário cooperar com os colegas para ser capaz de competir em vantagem. Cooperando aprendemos aquilo que o outro sabe e que pode ser de grande valia para conquistarmos um cliente, um emprego novo, uma nota boa em uma avaliação, enfim, para conquistarmos o que precisamos ou almejamos.

Focando no aspecto organizacional do tema e analisando por uma ótima mais administrativa, o que seria de uma empresa se seus empregados não cooperassem entre si e tivessem apenas a competição como parte do trabalho diário? Com certeza, os resultados nao seriam favoráveis (isso levando em consideração um mercado que não prioriza os "acordos de comércio" ou os cartéis). Teríamos, internamente, profissionais extremamente estressados, ansiosos, desanimados ou indispostos e, externamente, uma empresa sem chance de crescer no mercado.

O importante é dosarmos cada parte. É sabermos o momento certo de competir e de cooperar. Quando temos essas duas necessidades bem divididas, o sucesso é garantido.

E voce, o que pensa a respeito?

Em um proximo post, explanarei os fundamentos teóricos desse ponto de vista.

Fonte: cooperação In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-03-09]. Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/coopera%C3%A7%C3%A3o>; competição In Infopedia  http://www.dicionarioinformal.com.br/competição/