Retornando após alguns bons anos longe do blog, vejo que esse tema continua em alta como sempre esteve. As economias brasileira e mundial tiveram suas oscilações e ainda esta se recuperando, o foco do governo mudou de direcionamento (ou sera que apenas mudou de líder?). E as empresas continuam buscando novas alternativas de galgarem ainda mais espaço (ou de criarem o seu próprio espaço) num ambiente extremamente competitivo. A questão que fica é sobre qual a porcentagem de cooperação ou de competição que de fato deva ser incentivada no ambiente de trabalho para que alcancem o seu espaço e apenas o ampliem gradativamente, de forma saudável e sustentável.
Completando 7 anos no ambiente bancário e acumulando uma experiência considerável em matéria de cooperação e competição no ambiente de trabalho, ainda me espanto como que o ambiente organizacional quase nada sabe (ou nao quer saber) sobre as graves consequências da falta de cooperação e excesso de competição entre seus membros. Ainda encontramos muitos gestores que não entendem o grau de importância da cooperação no atingimento dos objetivos e das metas da organização, e do trabalho em equipe e com equipes.
Lendo assim pode parecer que sou completamente contra a competição no ambiente de trabalho, mas não é verdade. A competição tem seu valor e em um ambiente empresarial como o bancário, o qual é disposto de tal forma que as pessoas praticam constantemente a competição entre seus colegas de trabalho em prol do atingimento das metas. Vale dizer que essas metas sao traçadas com base em perdas financeiras (risco das operações contratadas), spread e nas conseqüências de ganhos, sendo calculadas sempre com um propósito bem definido por uma Diretoria.
Assim, a competição serve de estimulo, o mesmo estimulo desenvolvido durante os anos escolares nas olimpíadas e nos jogos (esportivas ou nao). O que deve ser questionado é o momento de estimulo a essa competição e o momento do incentivo a cooperação.
Com isso fica a pergunta: para se atingir as metas é primordial incentivar a competição entre os funcionários ou a cooperação, para que todos possam atingir o objetivo em comum?
Com essa retomada do blog trarei alguns artigos e comentários sobre livros que dizem respeito a este assunto, pois o objetivo foi e sempre sera enriquecer a bibliografia a respeito de Cooperação Externa e Competição Interna no ambiente de trabalho.
Um comentário:
Postar um comentário